Halloween movimenta vendas do varejo brasileiro

Há alguns anos o Halloween deixou de ser uma comemoração estadunidense. No Brasil, a data vem crescendo, movimentando as vendas do varejo, especialmente nos segmentos de decoração, fantasia, guloseimas e bebidas. Isso também movimenta o mercado de importação e exportação destes produtos.

O Dia das Bruxas, como é popularmente conhecido por aqui, virou uma data importante para o comércio de todo o país. Além de festas à fantasia, a data se tornou importante para empresas, que investem em decoração para atrair clientes nesta época. Essas ações promovem não somente o aumento das vendas do estabelecimento, como fomentam a circulação de produtos do varejo relacionados ao Halloween.

Principais vendas do Halloween

A mobilização para o Dia das Bruxas possibilita o aumento de vendas de diversos nichos do mercado varejista. Celebrado no final do mês de outubro, as vendas do Halloween aumentam o consumo no mês de outubro, até então marcado apenas pelo Dia das Crianças.

O setor alimentício é o que mais se destaca nas vendas desta época. No Brasil, um dos segmentos que mais cresce durante o período é o de guloseimas. Entre 2020 e 2021, houve um aumento de 20% na venda de guloseimas para Halloween, segundo dados Nielsen. Além das guloseimas, a procura por doces, alimentos embalados e bebidas alcoólicas também é grande.

Outros destaques são as vendas de fantasias, que tem um aumento de vendas semelhante ao da época de Carnaval. Comerciantes de papelaria, decoração, presentes e maquiagens também se dedicam ao Dia das Bruxas, aproveitando a oportunidade para movimentar o negócio.

Popularização do Dia das Bruxas no Brasil

Não é somente no varejo que o Dia das Bruxas vem se popularizando. O consumo de produtos americanos mostra a tendência brasileira de consumir cada vez mais produtos relacionados à data.

No Brasil, em 2022, algumas das maiores bilheterias do cinema vieram de filmes de terror. Essa tendência mundial reflete no país e estimula o varejo a vender produtos relacionados à data.

Enquanto nosso país tem um crescimento comercial nesta data, os Estados Unidos é consagrado como um dos países que mais movimenta dinheiro no Halloween. Além de fantasias para festas, o país é conhecido pelas decorações assustadoras da época. 

Por lá, estima-se que o Halloween movimente US$9,1 bilhões todos os anos, um investimento médio de US$ 86 por cada cidadão. 

Importância do Comércio Exterior para esta época

O Comércio Exterior acaba sendo um grande aliado do mercado varejista na época de Halloween. Para que as lojas consigam atender a alta demanda criada, é preciso garantir os produtos através da importação.

Na PM Logística, trabalhamos com os processos de Comércio Exterior que auxiliam o seu negócio em diversas épocas do ano. 

Este ano, comemoramos o Dia das Bruxas com uma ação especial com nossos colaboradores, com decoração, comidas e fantasias relacionadas à data. Clique aqui para ver nosso post no LinkedIn e saber como foi.

Fontes: Promoview, Agência Brasil, Migalhas, SA Varejo, Adnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *